domingo, 16 de setembro de 2018

Férias a Norte - Parte III

26 de agosto, último dia em Guimarães
 A primeira paragem foi o Largo do Toural, para desenhar um "lugar comum" - a famosa torre "Medieval", que relembra a todos "Aqui nasceu Portugal". Não sei se foi aqui que nasceu a nação, mas creio que foi aqui que nasceu um conceito de reabilitação urbana integrada que me agrada. è perfeito? longe disso, mas está bem à frente da média nacional.

Passámos pelo centro, sem paragens, para recomeçarmos onde tínhamos acabado no dia anterior - junto ao Castelo. Entre o edifício Militar e o Paço dos Duques, encontramos a Igreja de S. Miguel do Castelo, séc. XII/XIII, de estilo românico. No topo da fachada principal encontramos a cruz templária, ou não tivesse sido aqui baptizado o Rei D. Afonso Henriques, que segundo a tradição também terá sido templário.

Depois da visita ao castelo, uma paragem para descanso.
Os últimos desenhos foram dedicados ao grande Mestre Fernando Távora. A primeira obra escolhida foi a Casa da Rua Nova, que afinal fica na Rua Egas Moniz (o texto abaixo explica a importância desta casa)



Fora do Centro Histórico existe outra obra-prima do Mestre, a Pousada Mosteiro de Guimarães. Trata-se da reabilitação e ampliação do antigo Mosteiro Agostiniano do século XII.
O caderno abriu-nos as portas - tivemos o privilégio de visitar todos os recantos, tudo obra de autor.
Só tive coragem de desenhar este recanto, que para mim representa a verdadeira essência do projeto - a simbiose entre o antigo e o novo e a forma sublime como foi conseguida.


Se o caderno abriu as portas, os desenhos garantiram o convite para um regresso mais prolongado.



Assim nos despedimos de Guimarães, com aquela sensação de que ficou tudo por ver.
Próxima paragem: Pontevedra.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...