quinta-feira, 25 de setembro de 2014

(A)riscar o Património - 27 de Setembro - Torres Vedras

Meus caros,
Gostaria que dessem a melhor resposta possível a esta oportunidade única, que nos foi concedida pela Direcção-Geral do Património Cultural e os Urban Sketchers Portugal.
Saliento que estas cidades não tiveram de se candidatar, foram convidadas devido ao seu valor patrimonial e aos projectos desenvolvidos em torno do desenho de rua.
Este evento não tem qualquer pretensão artística, onde estarão pessoas que vão desenhar pela 1ª vez . Todos os registos serão importantes.
Espero que aproveitem bem a oportunidade, trata-se de um evento integrado nas Jornadas Europeias do Património Cultural, que contemplará uma exposição itinerante e uma possível publicação conjunta.
Organização local: Cooperativa de Comunicação e Cultural e André Duarte Baptista
Parceiros: Câmara Municipal de Torres Vedras; Direcção Geral do Património; Urban Sketchers Portugal.
Para participar:
Contacto: André Duarte Baptista - 918285939
Material: Caderno A4 / A5 , canetas, lápis, marcadores, etc… aqueles com os quais mais se identificarem
 
Comunicado da Direcção-Geral do Património Cultural:
 
Associar a representação do património com o desenho – na sua vertente mais imediata e espontânea, enquanto registo do olhar, memória fugaz de um tempo e de um sítio, figuração instantânea duma realidade e dum momento – dá o mote para este evento, que pretende reunir sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho, em vários sítios mas num mesmo dia.
O evento terá lugar no dia 27 de Setembro de 2014, prevendo-se que os trabalhos enviados sejam apresentados numa exposição e que, posteriormente, sejam editados em versão livro/caderno. Todos são convidados a participar, não sendo necessária qualquer inscrição prévia: apenas material de desenho, olhar afinado e vontade de desenhar! As únicas limitações prendem-se com o tema – património – e os locais onde o evento irá decorrer, e com a importância da representação 
in situ.
Por forma a atrair participantes de vários pontos do país, o encontro vai-se desenvolver em Viana do CasteloPortoCoimbraTomar, Torres VedrasLisboaCastelo BrancoÉvora e Ponta Delgada. O ponto de partida será um dos monumentos mais significativos de cada cidade, que servirá como base para um percurso sugerido – mas não obrigatório.
Dependendo do número de participantes, o Encontro tem também como objectivo a realização de uma exposição itinerante e de uma publicação com os trabalhos apresentados: os participantes terão um prazo – até ao dia 11 de Outubro de 2014 – para enviarem os seus desenhos em suporte digital (formato jpeg/300 dpi).
 
Pontos de Encontro
Viana do Castelo: Praça da República – Igreja e Hospital da Misericórdia (Monumento Nacional)
Porto: Igreja de S. Francisco (Monumento Nacional)
Coimbra: Praça Velha/Praça do Comércio – Igreja de Santiago (Monumento Nacional)
Tomar: Convento de Cristo (Monumento Nacional e Património da Humanidade)
Torres Vedras – Convento de N.ª Senhora da Graça (Imóvel de Interesse Público)
Lisboa – Convento do Carmo (Monumento Nacional)
Castelo Branco – Paço Episcopal (Monumento Nacional)
Évora – Sé (Monumento Nacional)
Ponta Delgada – Igreja Matriz (Imóvel de Interesse Público)
 
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...