domingo, 21 de setembro de 2014

Nota Biográfica




André Duarte Baptista nasceu em 1980, na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Desde 1999 que desenvolve a sua actividade profissional na área da arquitectura, colaborando como freelancer com vários ateliers do concelho de Torres Vedras. Em 2007 é co-fundador do Atelier novaescala-arquitectura, onde ainda hoje permanece. Desde esse ano, inicia colaboração com a revista Construir.

2013, obtém o grau mestre em arquitectura, cuja dissertação se intitula O Lugar como Simbiose. Centro Histórico de Torres Vedras, apresentada e defendida na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sob a orientação da Professora Doutora Margarida Valla, tendo como arguente o Arqº Flávio Lopes e obtido a classificação de 18 valores.


2014, inicia estágio em regime de part-time, como arquitecto, na Câmara Municipal de Torres Vedras, na DGOT, com o objectivo de apresentar um plano de revitalização/dinamização do centro Histórico da cidade, procurando a simbiose ente a arte, cultura e património. Assim nasce o evento Cultural “Arte ao Centro”, que contou com o apoio do artista plástico José Ferreira, tendo saído do papel para as ruas do centro histórico da cidade, representadas por sketchers e pintores. Este evento teve como parceiros a autarquia e a Cooperativa de Comunicação e Cultura. Ainda no âmbito do Arte ao Centro, assume a curadoria da exposição @rte ao Centro (CCC), em parceria com Ana Avelino, Catarina Sobreiro e Inês Mourão. Foi ainda curador da exposição do artista plástico brasileiro Lauro Monteiro no seu “Acalanto para Caymmi”, que esteve patente na COISA.


Como urban sketcher, tem participado em vários encontros nacionais, pelo menos desde 2010. Desde 2014 ajuda a dinamizar o blog dos Urban Sketchers Portugal. Em Maio de 2014 é convidado pela Cooperativa de Comunicação e Cultura a criar um grupo de desenho integrado nesta associação: CCC Sketchcrawl Torres Vedras. Desde então, tem organizado vários encontros de desenho, privilegiando o espaço público e a interacção entre as diferentes idades e classes sociais.

Entre 27 de Agosto e 7 de Setembro de 2014 esteve em Paraty – RJ – Brasil, onde participou no 5º Simpósio Internacional de Urban Sketching e no 6º Encontro Internacional de Aquarelistas. Em Paraty, participou ainda na IV Semana Fluminense do Património, com duas comunicações: Identidade: Centro Histórico de Torres Vedras e Arte ao Centro – o desenho e os intercâmbios culturais. De 26/08 a 6/09, participou numa exposição conjunta com Lauro Monteiro, no IPHAN: Torres Vedras e Paraty: 2 linhas, 1 caminho.
Dezembro de 2014, inicia a actividade de arquitecto na Área de Planeamento da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Coordena:
Projecto Arte ao Centro – Torres Vedras
CCC Sketchcrawl Torres Vedras – Grupo de Desenho de Rua, integrado na Associação Cultura Cooperativa de Comunicação e Cultura (Torres Vedras)
http://andreduartebaptistaarq.blogspot.pt/
Facebook: Página do Arte ao Centro e o grupo Sketchcrawl Torres Vedras

Coordenação partilhada:
Página no Facebook da Associação Urban Sketchers Portugal, em parceria com Rita Caré e António Procópio

Ajuda a dinamizar:
http://urbansketchersportugal.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...