terça-feira, 31 de julho de 2018

Simpósio do Porto - dia extra

Os vadios tiveram um dia extra no simpósio. No domingo, o POSk organizou um encontro de desenho. O local de encontro foi a Sé. Enquanto esperava fui riscando o caderno. A Casa dos 22, do mestre Fernando Távora merece sempre a nossa atenção. Enquanto desenhava ia ouvindo as várias línguas que denunciavam a origem dos vadios. Lá foram chegando com um sorriso nos lábios. O Armando mete ordem na Casa "vamos para Gaia". Assim foi, seguimos pelo tabuleiro da ponte D. Luís. A vontade que eu tive de ficar a desenhar no meio da ponte. Para cada lado que olhemos, uma pérola para desenhar.
 
 
Já na outra banda, procuramos uma sombra no jardim do morro e rapidamente ficamos sem respiração perante a beleza da vista panorâmica sobre a cidade do Porto. Era para contar as janelas e desenhá-las uma a uma. Ainda bem que não fiz, pois conheço um individuo que tentou e ainda hoje lá vai todos os dias para ver se termina do desenho (não é Armando??? :-) )
 
 
Depois do almoço tivemos de partir. Mas antes estivemos a organizar a logística para irmos vadiar até Amesterdão em 2019. Já escolhemos o parque de campismo. Falta apenas fechar o negócio com um autocarro em 15ª mão, que será personalizado com um logotipo criado pela nossa designer favorita - Isa Silva. Temos que partir em dezembro, para garantir que lá estaremos em julho de 2019.
No regresso ao Hotel ainda houve tempo para uns desenhos rápidos. Até breve Porto. Obrigado USK Portugal. Obrigado Posk e a todos os vadios.
 
 
 

segunda-feira, 30 de julho de 2018

19º Encontro Oeste Sketchers

 
Manhã: Largo de S. Pedro. Workshop com Renato Palmuti
Tarde: Desenho livre junto ao Centro Interpretativo da Comunidade Judaica
 
Mais um dia memorável para o desenho de rua no Oeste em geral, e Torres Vedras em particular. Devemos isso à generosidade e genialidade do Renato Palmuti. Para lá do talento e do profissionalismo, o Renato surpreendeu pelo método de ensino, mas sobretudo pela sua forma de estar: simples, objetivo e inspirador. Um agradecimento especial ao António Bártolo, que continua a promover o intercâmbio entre aguarelistas e sketchers, onde a partilha de conhecimentos tem tido resultados surpreendentes para todos. A todos os participantes, que encontro, após encontro, continuam a brindar-nos com a sua presença e boa disposição, a todos, muito obrigado.
 
 
A minha prestação durante do dia de ontem:
 
1º - resultado da primeira parte do workshop. Gostei da técnica e vou repetir.
Enquadramento da torre da igreja de S. Pedro. Quando o calor apertou refugiei-me no interior da igreja - saíram dois pormenores do interior. A cor foi para provocar a mirone…
 
 
 
Troquei o almoço por uma sombra e uma boa conversa com a minha amiga Teresa Ogando (com desenhos). Aqui experimentei uma folha d e papel que a Teresa me ofereceu.
 
 
 
Este, é para mim, um dos melhores locais da cidade. Os enquadramentos são fantásticos e este muro, ou melhor o diálogo deste muro com o sol, é de uma beleza inigualável (tomara eu saber representa-la).
 
 Rodamos ligeiramente e somos surpreendidos mais uma vista daquelas.
 
 
Experiência com marcador. Centro Interpretativo da Comunidade Judaica.
 
 
Final de tarde numa esplanada, na companhia da minha amiga Ana Luísa Frazão, onde desenhamos o presente e o futuro.
 
 
A fotografia com os últimos resistentes.
 
  
Obrigado Pedro Alves, Ana Ramos e Bruno Vieira, por responderem sempre de forma afirmativa aos desafios que vos lançamos e pelo trabalho que têm feito à frente dos Oeste Sketchers.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Estão abertas as inscrições

  1. 4º Encontro Internacional de Desenho de Rua
    "A Vinha e o Vinho"
    Oficinas e Conferências
  2. 4º Encuentro Internacional de Dibujo de Calle ...
    Talleres e Ponencias
    "la Viña y el Vino"
  3. cultura@cm-tvedras.pt

Tomás no Simpósio do Porto

 Hoje partilho convosco alguns dos registos feitos pelo Tomás durante o simpósio, assim como alguns dos momentos mais marcantes.
Este simpósio deu-me muitas alegrias: Reencontro com amigos que o desenho nos trouxe;  participação no último sketchwalk e foto de grupo no meio de mais de 800 sketchers; conhecer inúmeros sketchers de todo o mundo; Desenhar a cidade do Porto. Mas a maior alegria, foi sem dúvida, poder fazer tudo isto na companhia da família, sobretudo do Tomás que viveu cada momento de forma intensa. Escusado será dizer que o momento alto, foi aquele em que ele vai ter com o Gabi Campanário e apresenta-lhe o seu caderno.  Os crescidos aproveitaram a boleia e lá foram tirar a bela da foto para mais tarde recordar.
Um abraço especial a todos, em especial aos Posk e a todos os "vadios" que acolheram o Tomás de braços abertos. Até breve.


 


 



quarta-feira, 25 de julho de 2018

Simpósio do Porto - Dia 2

A manhã foi passada junto ao quartel-general - Alfândega
 
O almoço foi atribulado, mas nada que uma boa companhia compense todos os imprevistos. Nestas páginas trago registado os nomes de alguns dos vadios que me acompanharam durantes o fim-de-semana.
 
 
À tarde, o último sketchwalk na eclética Avenida dos Aliados, que foi pequena para receber mais de 800 urban sketchers. Um ambiente fantástico. Foi difícil encontrar 1m2 para me sentar a desenhar. Essa dificuldade agravou-se com o facto de estarmos sempre a encontrar alguém conhecido.
 
Aproveitei para registar alguns elementos de referencia. Nesta página apanhei uma das urban sketchers mais idosas do encontro.
 
Depois da fotografia de grupo, dirigimo-nos à Ribeira, onde aproveitei para captar Gaia.
 
Virei-me e tive de desenhar este casario que carateriza a identidade da frente ribeirinha.
 
 
 
 
 

terça-feira, 24 de julho de 2018

Simpósio em fotos - alguns momentos

Desenhar com o Tomás
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Último dia na Avenida dos Aliados. Nós e mais de 800 urban sketchers vindos de todo o mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Até deu para o Tomás conhecer o Gabi Campanário, fundador dos urban sketchers.
 
 
 
 
 
Eu, o Filipe Oliveira, Tomás e Paulo Brilhante com Gabi Campanário.
 
 
Eu e o Filipe com as mascotes do simpósio: Tomás e o amigo Duarte
 
 
 
 
 
 Aqui na companhia com o meu amigo de longa data: Filipe Oliveira
 
 
 
No Domingo, após o simpósio oficial, juntámo-nos aos POSK para celebrar o último dia do simpósio vadio.
 
 

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...