quinta-feira, 31 de maio de 2018

Arte ao Centro Portugal - Brasil

Entre os dias 18 e 28 de maio estive no Brasil, no âmbito do arte ao Centro Portugal - Brasil, uma parceria entre o Município de Torres Vedras e a Prefeitura de Araraquara. A curadoria do evento do Brasil, ficou uma vez mais a cargo do artista plástico Lauro Monteiro, que tem feito um trabalho extraordinário no intercâmbio entre desenhadores e artistas portugueses e brasileiros.
 
 
Para além de mim, a comitiva portuguesa contou com a participação do Dr. Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, a Dra. Ana Umbelino, Vereadora da Cultura, Pedro Alves (ilustrador), António Bartolo (aguarelista), Olga Neves (ilustradora) e Cátia Candeias (produtora cultural).
 
Este evento contou com um conjunto de workshops, encontro internacional de desenho de rua, exposições, palestras sobre património e regeneração urbana, produção cultural, desenho e cinema de animação. 
 
Para a viagem levei um caderno produzido pela Marilisa. Para casa trouxe dois cadernos cheios de momentos únicos, onde captei lugares e pessoas que jamais esquecerei.
 
 
Para além de Araraquara, passei por São Carlos (Fazenda Conde do Pinhal) e Ribeirão Preto, onde orientei um conjunto de workshops sobre educação patrimonial através do desenho.
 
 
 
Choperia Pinguim, em Ribeirão Preto, num Drink and Draw.
 
Pinguim é uma das choperias mais antigas do Brasil, servindo o chope da Antárctica.
O nome do estabelecimento resulta da instalação da choperia numa antiga casa de snooker, o Snooker Pinguim.
 
 
Um dos exercícios junto à Casa da memória italiana. Desenho feito para explicar os objetivos.
 
O último desenho feito no Brasil, na companhia do Pedro Alves.
 
 
Na bagagem trazemos uma experiência incomparável. A única mágoa que trago é ver o Brasil como está, numa crise económica profunda, onde os cidadãos já não acreditam no futuro, não acreditam na democracia. Nem a fé e a boa disposição conseguem disfarçar o momento de tensão que se vive. Fico a torcer por melhores dias para este povo que merece tudo de bom.
 
Nos próximos dias partilharei por ordem cronológica os desenhos produzidos.
 
Mais informações sobre o evento aqui

1 comentário:

  1. Mal posso esperar para ver os restantes desenhos! Um abraço e um até breve.

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...