Torres Vedras para Todos
No dia 3 de dezembro - dia mundial da pessoa com deficiência, o Museu Municipal Leonel Trindade em parceria com o Gabinete de Apoio à Pessoa com deficiência Visual, organizou uma atividade de sensibilização para os problemas de mobilidade e acessibilidade no espaço urbano da cidade de Torres Vedras.
Para tal, juntaram utentes com deficiência visual, utentes da APECI - Associação para o Ensino da Criança Inadaptada e técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras, como arquitectos, engenheiros e urbanistas, entre outros.
De olhos vendados, de cadeira de rodas ou de canadianas, partiram partiram todos para um passeio na cidade, rumo ao Choupal, onde tiveram oportunidade de se depararem com os constrangimentos que os portadores de deficiência vivenciam diariamente. Em cada obstáculo, um apontamento, uma queixa, uma reflexão conjunta para encontrar soluções.
Apesar dos obstáculos, verifica-se que as ultimas intervenções no espaço público já melhoraram e muito as condições de acessibilidade e mobilidade. Passo a passo, obra a obra, melhorar e corrigir o que está mal executado. Essa melhoria tornou-se mais evidente quando nos aproximámos do Choupal, recentemente inaugurado. Aí tivemos oportunidade de visitar o Atelier dos Brinquedos, onde todos juntos conversámos sobre a experiência, os principais problemas e as possíveis soluções.
Sem comentários:
Enviar um comentário