terça-feira, 18 de novembro de 2014

Oficina de Desenho na APECI - Associação Para o Ensino de Crianças Inadaptadas


APECI РAssocia̤̣o Para o Ensino de Crian̤as Inadaptadas


 
18 de Novembro, 3ª feira, 11h, Torres Vedras

Esta oficina de desenho vem no âmbito de um projecto solidário onde fui convidado para trabalhar com duas excelentes criativas, a Sofia Máximo e a Neusa Silva, cuja arte só é superada pela generosidade.


Confesso que ia nervoso, mas assim que abriram a porta do atelier e vi o sorriso dos “nossos meninos”, todos os receios desapareceram. Rapidamente apercebi-me que se havia alguém que ia aprender alguma coisa, esse alguém era eu. Assim foi.


À minha espera estava um grupo fantástico, cheio de alegria e vontade de experimentar coisas novas. 1ª tarefa - O que é um Diário Gráfico?

Depois de entendido o conceito de Diário Gráfico, optei por deixa-los expressar todo o entusiasmo numas folhas de papel cavalinho A3, onde usaram as tintas que tínhamos no atelier. A não utilização do diário gráfico tinha também outro propósito, já que estas folhas serão aproveitadas para……Surpresa. Apareçam dia 23 de Novembro na festa da APECI, no pavilhão multiusos de Torres Vedras. http://www.apeci.org.pt/novidades.php?id_novidade_new=58&id_style=10

 

 


Fátima Sofia, Diana e Sérgio                                                                               Ana Mónica


Fernando                                                                                             Diana e Fátima Sofia

 


Fátima Sofia                                                                                                                      Diana


Carla                                                                                                                                   Sérgio


“O Fogo” do Fernando

No final, a pergunta do costume, mas hoje mais objectiva… André, para a semana traz os cadernos? Perguntou a animada Carla….

Poderia escrever muita coisa, mas corria o risco de cair nas frases feitas. Gostaria apenas de referir que o uso de fotografias é autorizado pelos encarregados de educação.

Quero agradecer à Sofia Máximo e à Neusa Silva pelo convite para participar neste, cujo resultado será brevemente divulgado.

Por último, mas não menos importante, um obrigado especial à Lina João, que me acolheu nesta casa tão especial que é a APECI…

 

Até breve

André Duarte Baptista

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Andre! Muita sensibilidade tua trabalhar com essa garotada talentosa que precisa, antes de mais nada, atenção e carinho. Felicito vc por este trabalho, meu caro amigo.
    Que continue sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Lauro. É sempre bom receber o seu apoio. Um abraço deste lado do atlântico

    ResponderEliminar
  3. Bonito trabalho :) uma iniciativa muito bonita!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pela iníciativa André.

    Estes jovens eu conheço bem, faço parte da casa APECI há já 17 anos.
    E sou uma das que trabalha com os jovens no atelier de artes plásticas, afastada infelizmente à dois anos.

    Estes jovens têm talentos inimagináveis que se comprovam pelos trabalhos artísticos que têm feito, tanto a óleo, acrílico ou simlesmente desenho.

    Estes intercâmbios e estas descobertas, são tão importantes para quem quer desenvolver algo com eles como ou mais ainda para quem as recebe.

    Tenho a certeza André, que saíu da APECI mais enriquecido e com um sentimento de que ainda há tanta coisa para fazer com estes jovens.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Suzana e Sandra pelas vossas palavras de apoio. Sim, de certeza que eu fui um privilegiado por ter cruzado com pessoas tão especiais. Só prometo o que pretendo cumprir, por isso prometo continuar com estas actividades. Muito obrigado e até breve. Sandra, desconhecia a sua ligação à APECI, espero que um dia possa voltar e ajudar-me numa destas actividades ....

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...