quinta-feira, 2 de outubro de 2014

28 de Setembro - Desenho em Familia

Jornadas Europeias do Património
Museu Municipal de Torres Vedras
Oficina de Desenho - Diário Gráfico

Ainda integrado nas Jornadas Europeias do Património, no dia 28, pelas 10h, o Claustro do Antigo Convento da Graça, acolheu uma animada oficina de desenho, organizada pelo Museu Municipal e orientada pelo formador André Duarte Baptista (arqº). Estiveram presentes 25 crianças e adolescentes, acompanhados pelos familiares. Após a recepção feita pela Sofia Máximo, que teve oportunidade de explicar a antiga função deste edifício, deu-se inicio à oficina de introdução ao diário gráfico, cujo primeiro exercício colocou pais e filhos a desenhar em conjunto em torno do tema das vindimas.
 
 
 
 
 

De seguida, as crianças tiveram oportunidade de fazer uma visita à exposição sobre dinossauros, onde puderam desenhar os seus preferidos, sempre sob o olhar atento dos pais.
 

Por último deu-se a visita guiada à exposição sobre as Linhas de Torres, onde após um breve enquadramento histórico, as crianças distribuíram-se pelo espaço, de caderno na mão e fizeram novos desenhos representativos das Linhas de Torres.
 
 
 
 
 
 
 
No final da manhã, houve troca de diários gráficos, carregados de desenhos com histórias, património material e imaterial de Torres Vedras.

 
 
 
 
Gostaria de agradecer a vossa participação e empenho e dar-vos os parabéns pela forma extraordinária como interagiram connosco e entre vós. 

 
Aos pais, o meu obrigado por inscreverem os vossos filhos, mas sobretudo por os incentivar a desenhar. Desenhar não é representar o que vêm, mas sim riscar a interpretação que eles fazem da realidade.
 
O objetivo do diário gráfico, é leva-los a observar tudo o que os rodeia, obrigando-os a concentrarem-se e a interrogarem-se, para depois colocarem no papel a síntese que eles fazem da sua própria analise.
 
Como repararam, existiam crianças de várias idades, incluindo adolescentes e o "jeito" para o desenho, nada tem a ver com idades e muito menos com "dons", mas sim com o desenho frequente, diário, mas desde que isso lhes dê prazer.
 
Aos adolescentes e adultos que também desenharam, parabéns pela atitude que tiveram, principalmente pelo respeito que tiveram com a organização e com as crianças. Sejam bem-vindos e espero encontrá-los mais vezes nas atividades para os adultos, onde podem acompanhar através do grupo CCC Sketchcrawl Torres Vedras.
 
Relembro que não interessa a qualidade dos desenhos, mas sim a forma como cada um se esforça para fazer cada vez melhor. Lamento se alguma coisa tenha corrido menos bem. Se quiserem enviar sugestões, podem e devem fazê-lo. Obrigado a todos”.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...