quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Save the Date: 2-4 de out. 2020

No seguimento do anunciado no final do 5º encontro, vimos por este meio confirmar que o 6º Encontro Internacional de Desenho de Rua – Torres Vedras  , se realizará entre os dias 2 e 4 de outubro de 2020

“Linhas que se cruzam”


O 6º Encontro Internacional de Desenho de Rua ocorrerá entre os dias 2 e 4 de outubro, tendo como tema as "Linhas que se Cruzam".
À semelhança das edições anteriores, o 6º encontro proporcionará momentos de partilha entre desenhadores do Brasil, Espanha e Portugal, países de origem dos formadores convidados. Para além dos participantes inscritos, continuamos a dedicar um dia às escolas, permitindo a estudantes das mais variadas idades e áreas de ensino o contacto com o desenho de rua/urban sketching. que é neste momento um fenómeno de dimensão mundial, contando com um elevado número de praticantes que através do desenho vão registando nos seus cadernos, os lugares e os acontecimentos do quotidiano. Torres vedras tem-se afirmado como um destino preferencial destes desenhadores, atraídos pela variedade e riqueza do seu património cultural e natural, mas também pela sua gastronomia, ou pela forma como são acolhidos pelos torrienses.
O Encontro conta com um percurso desenhado pela cidade e com um conjunto de oficinas de desenho de rua que, para além de explorar técnicas e formas de observar distintas, permitirá dar a conhecer a realidade física e social do território. Paralelamente, estão previstas tertúlias e conferências cuja temática será o desenho de observação.
Os lugares a desenhar foram estrategicamente selecionados, tendo como ponto de partida o tema escolhido, " Linhas que se cruzam": Estações, apeadeiros e Caminho-de-ferro; rios e ribeiras; Fortes e Fortins; Estradas Nacionais e pontes.
Esta atividade é aberta a qualquer pessoa, desde a mais experiente, aquela que nunca desenhou, contribuindo para desmistificar a ideia de que “para desenhar é preciso ter talento, imaginação, ter vocação. Nada mais falso. Desenho é linguagem (...) e enquanto linguagem é acessível a todos. (...) o desenho, é também uma forma de conhecimento.” 
(João Vilanova Artigas)
O material é opcional, sugerindo-se a utilização de caderno, canetas, grafite e aguarelas.
Para a concretização desta iniciativa contamos com a preciosa colaboração de vários parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...