sábado, 3 de novembro de 2018

O Desenho como Ferramenta de Educação Patrimonial

Há um ano escrevi um texto sobre educação patrimonial, que ficou na gaveta, como tantas outras coisas que tenho feito nos últimos tempos. Mas hoje , decidi partilhar algumas linhas convosco.
O Desenho como Ferramenta de Educação Patrimonial
"A Rua é um espaço estimulante e dinâmico, capaz de atrair variados públicos que dela se apropriam para usufruir de novas vivências pedagógicas. Um desses exemplos é o Desenho de Rua, uma forma de educação patrimonial criativa e interactiva, que contribui para o conhecimento, a divulgação e valorização do património cultural. Só podemos proteger aquilo que conhecemos e para conhecer, nada melhor do que desenhar, um exercício pessoal e singular que obriga, sobretudo, a parar, a observar e a interiorizar imagens, fruto de uma relação directa entre observador e o espaço que o envolve. Os desenhos realizados in situ incorporam, não só as formas, mas também o ambiente, as emoções e as experiências vividas naquele momento. Os desenhos são imagens com alma, que contribuem para sensibilizar para a necessidade de salvaguardar o património e de o transmitir às gerações vindouras." (Baptista, A. 2017)



1 comentário:

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...