Desenganem-se aqueles que pensam que isto só pode acontecer em países como o Brasil, que está a atravessar um momento negro, com ausência de investimento em tudo, incluindo na cultura. Museus com falta de investimento público ao nível da conservação e segurança do edificado, é o que há mais pela Europa, começando por Portugal.
O que aconteceu no Brasil, pode acontecer em Portugal, basta visitar os museus com olhos de ver e logo percebemos o quão frágil se encontra um vasto e riquíssimo espólio, reunido com o esforço de muitos investigadores das mais variadas áreas e que materializa a complexa e rica história de um país. Desde a ausência de conservação de coberturas e de caixilharias, à obsolescência das infraestruturas como a renovação de ar, electricidade e segurança contra incêndios, muitos são os casos que podemos encontrar em território nacional. Novidade? Não.
O património que se perdeu no Brasil, não é só brasileiro e nem tem "apenas" 200 anos. Apesar de ter muitas dúvidas, espero que este caso dramático sirva de exemplo.
https://3.bp.blogspot.com
http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html
Durante o incêndio
https://noticias.r7.com
O que resta do Museu
https://www.publico.pt/
Recomendo a visualização deste vídeo
Sem comentários:
Enviar um comentário