Arte ao Centro Brasil 2018 – II Encontro Internacional de Desenho de Rua

No âmbito do Arte ao Centro Brasil, eu, o Pedro Alves e o António Bártolo estaremos em Araraquara - SP - Brasil a orientar um conjunto de oficinas de desenho e aguarela.
O Intercâmbio entre as cidades de Torres Vedras e Araraquara reforça-se a cada ano que passa e muito se deve ao curador do evento no Brasil - Lauro Monteiro e ao coordenador do grupo de urban sketchers da cidade brasileira, o arquiteto Joel Venceslau. Para eles e para todos os envolvidos, o meu muito obrigado.
 
 
 
Notícias de Araraquara
 
De nível internacional, cinco grandes encontros de desenho de rua acontecem durante a realização do projeto Arte ao Centro com orientação de artistas e ilustradores portugueses.
Esta é a segunda edição do encontro internacional de desenho de Rua que acontece no âmbito do Arte ao Centro, cuja organização é do Urban Sketchers Araraquara, que tem o arquiteto Joel Venceslau como coordenador.
Com o objetivo realizar desenhos de observação, principalmente voltado ao patrimônio material e imaterial, este encontro faz parte de um movimento mundial e para participar basta um caderno, algo para desenhar e alguma aquarela para colorir, configura um dos movimentos mais democráticos em relação ao desenho.
O primeiro encontro acontecerá, sob orientação do Aquarelista
António Bártolo, no Parque Pinheirinho, das 19 de maio, sábado, das 9 as 12 horas. “As minhas expectativas neste encontro é partilhar com todos os participantes, todo o meu conhecimento. Mostrar o quanto a aquarela é uma técnica versátil e apaixonante.”
No domingo, dia 2, das 9 às 12h no Assentamento Bela Vista, que terá como orientador o arquiteto
André Duarte Baptista, “destaco o meu agrado quanto à escolha do Assentamento Bela Vista, pois interessa-me conhecer este tipo de patrimônio diferenciado, onde existe uma forte ligação entre o patrimônio material e imaterial - as casas e a comunidade.”, explica Baptista.
Neste mesmo domingo, à tarde, das 15 as 18h, o ilustrador
Pedro Alves orienta este encontro na avenida Bento de Abreu, no Teatro Municipal. Pedro pretende despertar o gosto pela arte para o maior número de pessoas, explica “para desenhar não é necessário ter talento, mas sim, gosto e perseverança”.
Os artistas portugueses repetem suas orientações no final de semana seguinte, no dia 26 de maio, das 9 às 12h na Fazenda do Pinhal em São Carlos – com André Baptista e dia 27, domingo, na Fazenda Salto Grande, com António Bártolo.
Ao final de cada atividade, acontecerá um momento de confraternização entre os participantes e convidados portugueses, num encontro informal de desenhos, Drink & Draw.
Todas estas atividades contarão com a presença dos artistas portugueses que fazem parte do projeto Arte ao Centro-2018.
A programação do II Encontro Internacional de Desenho de Rua é livre e gratuita e as
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail usk.araraquara@gmail.com
Agenda: II Encontro Internacional de Desenho de Rua
19/05 – Sábado das 09h00 às 12h00, orientação de António Bártolo.
Local: Parque Pinheirinho
20/05 – Domingo
Manhã: das 09h00 às 12h00 - com orientação de André Baptista.
Local: Assentamento Bela Vista
Tarde: das 15h00 às 18h00 - orientação de Pedro Alves.
Local: Avenida Bento de Abreu-Teatro Municipal
Às 18h30 - Drink & Draw – Encontro informal de Desenhos
Local: Espaço Arte
26/05 – Sábado
Das 09h00 às 12h00 - orientação de André Baptista
Local: Fazenda do Pinhal, São Carlos - Vagas limitadas
Às 18h30 – Drink & Draw – Encontro informal de Desenhos
Local: Acarajé com Arte
27/05 – Domingo das 09h00 às 12h00 – orientação de António Bártolo.
Local: Fazenda Salto Grande – Vagas limitadas
 
André Duarte Baptista
 
António Bártolo
 
 
Pedro Alves

Comentários

Mensagens populares