domingo, 29 de abril de 2018

Cidade de Araraquara recebe projeto Arte Ao Centro



Cidade de Araraquara recebe projeto Arte Ao Centro
No mês de maio, entre os dias 18 e 27, a cidade de Araraquara irá receber um coletivo de artistas para a realização do projeto “Arte Ao Centro”, uma iniciativa que envolve artistas de Portugal, da cidade de Torres Vedras, e brasileiros, de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto.
A atividade é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, e Secretaria Municipal de Comunicação, e Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadora de Economia Solidária e Criativa, assim como da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Sesc Araraquara, e tem como objetivo a produção de arte e troca de experiências entre artistas e comunidade.
Por meio do projeto, que tem curadoria do artista plástico Lauro Monteiro, a cidade irá receber cinco artistas, que irão oferecer oficinas gratuitas para na área de artes visuais, com foco na arte contemporânea, com a intenção de aproximar as diferentes culturas, promover um intercâmbio cultural e fomentar a arte como meio de inclusão social e construção da cidadania.
Para o prefeito Edinho Silva, é uma oportunidade de promover ações que contribuam com o desenvolvimento da cultura local. “A atividade traz para a cidade de Araraquara a chance de troca entre artistas. Isso fomenta a cultura local, permite a promoção das manifestações artísticas e a difusão da arte. Uma experiência rica para nossa cidade”, frisou o prefeito.
Entre os artistas estão António Bártolo, Pedro Alves, Olga Neves e André Baptista. Ilustradores e artistas plásticos, assim como Cátia Candeias, curadora do Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação, que será uma das atrações do projeto Arte ao Centro, com exibições de curtas de animações em escolas da Rede Municipal, numa parceria com Cine Campus – FCL/ Unesp Araraquara .
Durante o período do Arte ao Centro em Araraquara, será aberta uma exposição com trabalhos dos artistas de Portugal, na Casada Cultura. Espaços parceiros do projeto também irão expor trabalhos dos artistas, assim como sediarão atividades de formação.
Outra atração presente na programação do Arte ao Centro é o II Encontro Internacional de Desenho de Rua, realizado pelo coletivo Urban Skertchers Araraquara.
Além de atividades culturais, o Arte ao Centro irá abordar também a pauta da Economia Social e Solidária (ESS), com um seminário com caráter internacional, realizado pela Faculdade de Ciências e Letras – Unesp Araraquara. O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e da vereadora das áreas do Desenvolvimento Social, Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo, do Município de Torres Vedras, Ana Umbelino.
O evento conta com o apoio da Universidade de Araraquara (Uniara), e parceria dos espaços Arte 220 – Espaço Criativo, Atelier Lauro Monteiro, Fazenda do Pinhal (São Carlos) e Gris Ateliê.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...