sábado, 16 de setembro de 2017

Desenhar com Helena Monteiro - Carmo

O MAC foi invadido, por urban sketchers e por extraterrestres.
 
16.09.2017, dia de desenhar com Helena Monteiro
 
15h - Lá estava ela à nossa espera, com o sorriso que a caracteriza e aquele brilho nos olhos de felicidade que ia aumentando à medida que a sala se ia enchendo. Através dos desenhos, leva-nos a conhecer as suas raízes e a forma como se cruzou com os diários gráficos. Falou-nos ainda da sua grande paixão (incutida pelo pai) - viajar.
 
A relação com os cadernos começou com a escrita, não fosse essa a sua área de formação e outra das suas paixões. Falando de paixões, é impossível deixar de lado as suas eternas confidentes - as árvores. 
 
Foi em França que descobriu o desenho, mas é cá que o pratica em grande força, todos os dias e grande parte desses dias com a sua amiga e companheira do risco - Rosário Félix. 
 
Para além da Rosário, fez questão de agradecer aos "três culpados" por esta paixão de desenhar - Eduardo Salavisa, José Louro e Pedro Cabral. É compreensível, a esmagadora maioria dos urban sketchers deve sentir o mesmo...
 
Quanto às palavras que me foram dirigidas, não me alongarei (conflito de interesses :-) ), fica apenas um sentido Obrigado.
 
Depois de viajarmos com a Helena, eis que nos é lançado o desafio - desenhem como se fossem extraterrestres.
 
Depois dos risos e do espanto, lá fomos nós. Os resultados falam por si.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma tarde em grande, que se deve à forma fantástica com que a Rita (obrigado) nos acolhe nesta casa, mas sobretudo à viagem que fizemos com "senhora das árvores", perdão, à Helena Monteiro.
 
Obrigado!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...