domingo, 11 de junho de 2017

despovoamento, campo e cidades

Na passada 4ª feira, um excelente programa na RTP 3. Recomendo a todos os que se preocupam com temas tão actuais, como o despovoamento do interior e as assimetrias entre o litoral e o interior. 

 

Do campo para as cidades

PROGRAMA 05  
7 JUNHO 2017
22H
Carlos Daniel com: Augusto Mateus, Nuno Ferreira da Cruz, Álvaro Domingues e Ana Paula Rafael
 
"A cada semana, três milhões de pessoas em todo o mundo mudam-se para as cidades.
As estimativas das Nações Unidas mostram a velocidade com que o globo se torna cada vez mais urbano. Neste momento, metade da população do planeta já vive em cidades. Em 2030 esse valor atingirá os 60%.
As mega cidades com mais de 10 milhões de habitantes, o equivalente a toda a população portuguesa, vão continuar a crescer sobretudo na Ásia, China, em África ou na Índia. E na Europa envelhecida a urbanização também se acentuará.
Portugal não escapa à tendência. No país, o interior murcha com a população a concentrar-se num litoral cada vez mais povoado. Calcula-se que em 2040, quase 80% dos portugueses viverão ao longo da faixa junto ao mar.
Como será a vida nas nossas cidades? E que papel terão as cidades do interior? Como poderão manter habitantes e atrair pessoas mais jovens? Como criarão emprego e o que podem oferecer?"

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...