segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

"visita de estudo - dois em um" - Bairro Alto do Moinho

Sábado, 18 de fev. 2017
 
Cheguei às 11h45, a chuva ameaçou, mas desistiu. O sol convidava a uma caminhada. Estacionei o carro na cota baixa do bairro, junto ao parque verde e pus-me ao caminho.
 
Olho para cima e vejo o moinho de vento (hoje uma ruína), aquele que está na génese do desenho urbano do bairro - traçado radial. 
 
 
 
 
 
 
O bairro residencial encontra-se implantado na encosta nascente de uma colina, junto à Estrada do Zambujal. Apesar do traçado radial, as edificações encontram-se, aparentemente, implantadas de forma orgânica - adaptam-se ao declive do terreno.
 
O Bairro resulta do Plano Integrado do Zambujal (1973), tratando-se de construção económica de cariz social, levada a cabo pelo Estado - Operação SAAL.Os projectos ficaram a cargo dos arquitectos Ana Salta; António Ferreira Gomes; Francisco Silva Dias.
 
Ao todo, são 240 fogos distribuídos por moradias em banda, existindo ainda cafés e outros espaços comerciais. As casas têm no máximo dois pisos. Não existem garagens, e o espaço público também não contempla zonas de estacionamento. Resultado - os passeios são ocupados pelos carros, obrigando-nos a caminhar no meio da rua - A pacatez de um sábado de manhã permite-nos a tal. Quando para desenhar, perguntam-me - "Veio ver esta vergonha? Os carros estão em todo o lado, qualquer dia não conseguimos sair de casa"
 
 
 
As escadas ligam as ruas, vencendo o declive, levando-me cada vez mais próximo do moinho. Mas as escadas não são apenas zonas de passagem, são sobretudo zonas de estadia: pátios, logradouros, bancos, jardins, estendais e hortas. Tudo aquilo que fomenta os laços de vizinhança. Algumas são a verdadeira extensão da casa. São o local ideal para uma boa conversa ao sol, ou para um bom churrasco. No patamar de cima ouve-se o estalido do brasido do Sr. António - costeletas grelhadas para o almoço. "É servido ?", pergunta-me ele com um ar divertido enquanto observa-me a desenhar. "Quando eu era novo fazia uns gatafunhos melhores que esses, mas não está mal, não senhor". "Isso  é para vender? Aqui não se safa, pois está tudo t....."
 
No topo, o moinho, que hoje rivaliza as atenções com a catedral do consumo - aquela empresa sueca que vende mobiliário. O ruído visual é tanto, que a pitoresca ruína passa mesmo despercebida na paisagem. O Moinho e o bairro, sendo mesmo muito difícil distingui-los no meio de tanta exuberância formal e cromática (chamemos-lhe assim para não ferir susceptibilidades)
 
Uma experiência a repetir...

sábado, 18 de fevereiro de 2017

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

1 desenho, uma conversa, uma história de vida

 
 
 
nem sempre, nem nunca. hoje foi possível....voltar a (a)riscar
1 desenho, uma conversa, uma história de vida. A D. Maria, no topo dos seus 83 anos ensinou-me o que é uma vida repleta. Obrigado D. Maria



 rua da volta, algures perto do antigo matadouro municipal

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...