segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

à janela, no Hospital Egas Moniz


 
Hospital Egas Moniz, Junqueira, Freguesia de Alcântara
 
2 horas de espera dão para muita coisa - acabar um livro, fazer telefonemas e claro, um desenho. Da sala de espera, tinha duas opções (nascente ou poente), escolhi nascente, pela ponte.
Todas as vistas tê mum denominador comum: a arquitectura do Estado Novo - desde a ponte 25 de Abril, aos vários pavilhões que compõe este complexo hospitalar, Inicialmente denominado de Hospital Colonial, tendo como impulsionador o Rei D. Carlos, que desde sempre se interessou pelas doenças tropicais.
O complexo foi construído nos terrenos da antiga Quinta do Saldanha. O 1º pavilhão foi inaugurado em 1925, sendo financiado por Macau.
Inicialmente pertencia ao Ministério do Ultramar e era dirigido aos antigos combatentes, motivo pelo qual, em 1948, passou a Hospital de Ultramar.
Até à década de 1970, muitas foram as alterações e ampliações, ganhando a configuração que hoje conhecemos.
É em 1974, quando se assinala o centenário do Dr. António Egas Moniz, que o governo decide alterar o nome para Hospital Egas Moniz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...